Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

4 motivos para ter um aplicativo da sua loja virtual

O acesso a e-commerces através do mobile cresceu muito, o que te dá inúmeros motivos para ter um aplicativo da sua loja virtual.

Veja que 66,9% das visitas feitas a sites em março deste ano foram através de dispositivos mobile, enquanto 33,1% através de desktop. Isso apresenta uma tendência no comportamento do consumidor. Esses são dados da Conversion.

E acompanhar essas tendências no comportamento, de forma responsável, é quase uma obrigação para quem quer crescer o número de vendas e faturamento de um negócio.

Então, é preciso começar a considerar a implantação de um aplicativo na sua loja. Para isso, listamos 4 motivos para essa implantação, os principais passos na hora de implantar e o que considerar na escolha de um aplicativo. Siga lendo!

4 motivos para o seu e-commerce ter um aplicativo

1. Acesso facilitado à sua loja

Como já citamos anteriormente, os acessos e as vendas no e-commerce estão crescendo no mobile. E smartphones navegam mais facilmente por apps do que por páginas da web. 

Isso acontece mesmo que a página se adeque ao mobile, porque o tempo de resposta é menor que o de um site. O que leva os consumidores a buscarem aplicativos quando desenham fazer pesquisas e comprar.

Ter um app é uma forma de ofertar facilidade ao seu cliente. É uma forma de dar várias possibilidades e estar onde o cliente está. Se ele desejar acessar na página web, ele acessa, mas se desejar o mobile, também acessa.

Entende que isso é ofertar facilidade para que ele compre?

2. Maior possibilidade de fidelizar o cliente

As chances de fidelizar um cliente são grandes em um aplicativo. Isso acontece se você pensar em ações exclusivas para o mobile.

Se você lança promoções exclusivas ou produtos que só estão disponíveis no app, as chances de um consumidor se manter com ele instalado são muito grandes. Porque ele vê vantagem nisso.

E é uma forma de você estar sempre ali, à mão do consumidor.

Por que ele iria procurar outras lojas para fazer suas compras, se você está facilitando o acesso e oferecendo condições super especiais? Ele não vai!

3. Aumento do engajamento

O uso do aplicativo na loja virtual leva ao engajamento com o consumidor através do envio de notificações.

Perceba que mesmo que o seu cliente não seja impactado por algum anúncio que você esteja rodando, ele ainda vai receber no celular notificações estratégicas.

Você pode enviar notificações de cupons de desconto para uso exclusivo no app. Pode enviar avisos do lançamento de produtos ou coleções novas. Informar promoções ou ainda, mandar mensagens criativas incentivando a compra.

Nota como há uma relação mais próxima e assertiva?

Mas lembre-se: Não exagere na quantidade de envios.

4. Maior chance de conversão

Grande engajamento com a marca, gera conversão em vendas.

Quando uma pessoa baixa um aplicativo para navegar dentro de uma loja, ela está muito propensa a comprar. Foi ela quem procurou a sua loja e se deu ao trabalho de instalar o app no celular.

E depois de instalado, ela navegou, recebeu notificações, ficou por dentro de cada promoção e lançamento de produtos novos. Isso só pode levar a um carrinho cheio.

Quais os primeiros passos antes de desenvolver um app?

Está convencido que implantar um aplicativo para a sua loja online é a coisa certa a se fazer? Então veja os passos que você precisa seguir antes. 

Avalie a necessidade

Avalie a sua real necessidade, pois desenvolver e manter um app custa caro, quando não se precisa dele. Você vai precisar ter sempre um profissional a disposição para reparos de falhas de funcionamento, manter o app atualizado, entre outras coisas.

E como saber se o seu negócio precisa mesmo?

Comece observando o próprio mercado. Veja como se comporta o seu nicho, os seus concorrentes. Observe quem usa e como usa. Se estão abandonados ou em perfeito funcionamento. Isso vai te ajudar muito.

Outro caminho é observar o seu próprio negócio, seu fluxo de vendas, condições financeiras e seus clientes. 

Você está vendendo muito ou pouco? 

Quem são os seus clientes? 

Eles são familiarizados com aplicativos? 

Você já pesquisou os valores e viu se consegue manter esse custo?

As respostas a estas perguntas vão te ajudar muito.

Planeje tudo

Pense em todas as funcionalidades que vão ser postas nele e como o cliente vai passear dentro do app. Veja o que oferecerá ao cliente, interface, cada tela que ele terá, entre outras coisas. Mas lembre-se que “menos é mais”! Um app é pensado para ser rápido, então quanto mais coisas você coloca nele, mais pesado ele fica. Inclusive, fica mais caro também.

É preciso colocá-lo no ar de forma impecável. Claro que a necessidade de ajustes vão surgindo à medida que ele vai sendo usado, mas você precisa minimizar essa necessidade. 

Um cliente que tem uma má experiência em um aplicativo, não volta para ver se ele melhorou, a não ser que aquele cliente já seja fiel e tenha uma relação de sucesso com a marca em um outro canal. Não sendo assim, não conte com o retorno dele.

Escolha uma plataforma

Depois de verificar a sua real necessidade e planejar o que você precisa e deseja ter no aplicativo da sua loja virtual, escolha a plataforma.

Você encontra diversas plataformas, pagas ou gratuitas, no mercado para criação de aplicativos para lojas. Então procure a que mais se encaixa nas suas necessidades. Liste tudo o que a plataforma lhe oferece, comparando ao que você deseja.

Mas não apenas isso, verifique o que as pessoas falam dessa plataforma, se elas estão reclamando, o que estão dizendo sobre.

Busque profissionais

Vale ressaltar que criar um aplicativo de qualquer forma pode ser um tiro no pé. Sabe por que? Um app mal sucedido pode te fazer perder vendas e não ganhar.

Se você se sente seguro para criar o seu próprio aplicativo, bem. Mas se não se sente, procure profissionais para implantá-lo. A busca por especialistas pode possibilitar que tudo saia o mais próximo do esperado. Claro que ajustes sempre serão necessários, mas os profissionais sempre saberão o que fazer diante dos problemas de mal funcionamento ou outras coisas.

O que considerar na hora de escolher um app?

Quando for escolher o aplicativo para a sua loja virtual, considere alguns dos pontos abaixo que listamos para você:

  • Integração do aplicativo com as redes sociais da sua loja;
  • Leveza para oferecer uma experiência agradável, sem ficar travando;
  • Design que facilite a navegação do usuário;
  • Notificações para interação com cliente e informes de promoções;
  • Listas de desejos;
  • Emissão de relatórios;
  • Pagamento dentro do próprio app;
  • Check-out rápido.

Investir no mobile pode trazer grandes resultados para o seu e-commerce, mas se feito do jeito certo e com a real necessidade. Por isso tantos critérios e recomendações, para que o seu negócio se insira nessa modalidade com responsabilidade.

Seguir as tendências quase sempre é bom para os negócios. Então faça isso com os olhos no futuro, mas com os pés no chão, para não regredir o seu negócio ao invés de crescer.

Para isso, você pode contar com o nosso time de especialistas que podem te ajudar a avaliar se um aplicativo é o que você precisa para o seu e-commerce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.