Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O que é hospedagem compartilhada e como funciona

A hospedagem compartilhada é um serviço de hospedagem de sites que permite que muitos sites usem o mesmo servidor. Por que isso aconteceria, você pode perguntar? A resposta é simples: custo e recursos. Um servidor pode hospedar mais de um site. Assim, ao alocar recursos para diferentes usuários, o custo de manutenção do servidor diminui significativamente. 

Antes de entrar em mais detalhes sobre hospedagem compartilhada, vamos analisar como os servidores e a hospedagem realmente funcionam. 

Como funciona

Em termos simples, cada vez que você digita o URL de um site no navegador, o navegador está essencialmente procurando encontrar o servidor no qual esse site está armazenado ou “hospedado”. Assim que o navegador localiza o servidor, ele envia uma mensagem de solicitação HTTP ao servidor, solicitando informações e dados para tornar o site visível. 

Com a hospedagem compartilhada, o processo que acabamos de descrever é exatamente o mesmo. A única diferença é que um servidor é responsável por armazenar / hospedar os dados de vários sites ao mesmo tempo.

Pense na hospedagem compartilhada como um navio de cruzeiro com cabines diferentes. Cabines são sites, o navio em si é o servidor e as pessoas são … aquelas que querem chegar ao mesmo destino – sucesso online. 

Embora todos usem o mesmo servidor, o mesmo meio de transporte, sua jornada é diferente. O que você escolhe fazer em um navio de cruzeiro é totalmente diferente do que a pessoa que aluga a mesma cabine ao seu lado decide fazer. Você compartilha o motor para chegar ao seu destino, mas tem flexibilidade e liberdade para uma viagem e uma experiência únicas. A hospedagem compartilhada é a opção mais acessível entre todas as soluções de hospedagem na web, por isso é a preferida por tantas pessoas. 

Para quem é a hospedagem compartilhada mais adequada ? 

Esse tipo de hospedagem é ideal para blogs, sites de notícias, iniciantes no desenvolvimento da web, usuários do WordPress e lojas de e-commerce que estão iniciando sua jornada online. Compartilhar um servidor significa que seu site ainda não está no estágio em que precisa acomodar muito tráfego, vídeos ou largura de banda. 

Quais são os benefícios da hospedagem compartilhada? 

A hospedagem compartilhada é uma das soluções mais populares fornecidas pela Hostinger, e há uma boa razão para isso – ela traz muitas vantagens para as pessoas que desejam iniciar sua jornada online. Vejamos alguns dos benefícios que tornam a hospedagem compartilhada a favorita das pessoas. 

Solução econômica

O orçamento é importante se você está planejando reservar um cruzeiro de férias ou se preparando para sua viagem online. Ninguém quer investir muito dinheiro apenas na construção de seu site, blog ou e-shop. A hospedagem compartilhada permite que você obtenha o serviço de que precisa por uma fração do custo, já que outros usuários contribuem para a manutenção do servidor. 

Pense nisso como reservar um bilhete de navio de cruzeiro em vez de reservar um iate. O iate, neste caso, seria um servidor VPS onde você tem a exclusividade, mas ao mesmo tempo, incorreria no custo total de uso e manutenção. 

Para uma análise mais detalhada de Hospedagem compartilhada vs. Hospedagem VPS, consulte um de nossos artigos mais recentes, “ Hospedagem compartilhada vs. Hospedagem VPS: Qual é para você? 

Fácil de gerenciar e sem necessidade de experiência anterior 

Hospedar um site quando você não tem experiência anterior pode soar como um obstáculo muito técnico e desafiador. A hospedagem compartilhada foi criada para simplificar a configuração e o gerenciamento da hospedagem do seu site. 

Depois de adquirir o plano, o processo a seguir é simples e pode ser seguido por qualquer pessoa. A Hostinger irá configurar o servidor compartilhado, instalar e atualizar o software necessário, monitorar os servidores para evitar tempo de inatividade e cuidar do back-end de maneira eficaz. Assim, você não precisa de nenhuma experiência em codificação ou desenvolvimento. O que você obterá é um painel lindamente projetado, intuitivo e fácil de usar – desde a configuração de seu e-mail até o gerenciamento de seu domínio, todos os detalhes serão dispostos para você de uma maneira simplificada e digerível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.